NAMORO CRISTÃO

04/03/2011 03:05
Paquera e troca de olhares não fazem mais
parte do início da maioria dos namoros

“As muitas águas não vão apagar, nem todo dinheiro do mundo comprar o verdadeiro amor”. Essas palavras são parte de uma canção que ouvi faz algum tempo de uma coleção intitulada Amo Você, que traz músicas específicas sobre o amor. Essa canção, bem como outras que já ouvi, retratam o amor romântico, hoje esquecido ou ignorado por muitos. Infelizmente, as pessoas deixaram de lado o cortejar e não existe mais a troca de olhares, a paquera, o aguardar a aula no outro dia ou o próximo culto para se encontrar com aquela pessoa que mexeu com o seu coração. No mundo globalizado, onde a Internet criou os casais virtuais e o namoro on line, onde cada dia a sociedade diz em alta voz "o casamento é uma instituição falida", o que se nota nas escolas, faculdades, clubes esportivos e até mesmo nas igrejas é que as pessoas namoram cada vez mais cedo e pulam a bela fase da corte. Aí surgem as desculpas: "Todas as minhas amigas namoram"; "Só estou `ficando! Se não der certo, nós terminamos". Os anos passam e vem o desespero: "Vou ficar para titia". Ou ainda: "Preciso de carinho e atenção". Em meio a toda essa onda de incertezas e conflitos, Deus tem levantado em nossas igrejas um número cada vez maior de homens e mulheres compromissados com a Palavra de Deus.`

O jovem tem apreendido que a fidelidade é tudo na vida de um casal, e que o namoro só é abençoado quando é composto por três pessoas: um homem, uma mulher e Deus no centro. Quando se tem essa consciência e se pratica essa verdade, as famílias nascem e crescem fortes. Mas não é fácil pregar e passar isso para os jovens do "mundo". A televisão mostra, a todo instante, uma vida livre e de muitos parceiros.

Para o pastor Valmir Alves Junior, da Missão Evangélica Peniel, em Votorantim, São Paulo, programas como Malhação e novelas de um modo geral atrapalham o desenvolvimento e a formação do caráter dos jovens: "Para mim, o diálogo de uma forma clara e aberta sempre vai ser o ideal", enfatiza o pastor. Segundo Valmir, entre os jovens da sua igreja ainda existe a corte e isso tem levado os casais a namorar de uma forma mais séria. O cortejar deve ser sempre firmado na palavra de Deus. Jejum e oração são fundamentais na escolha de um namorado ou de uma namorada. Encare a corte como o primeiro degrau de uma escada que vai levar a um casamento e a uma família feliz. Palavras bonitas de um rapaz ou de uma moça sempre mexem com os nossos sentimentos, mas sempre priorize o sussurrar de Deus ao seu ouvido.

"As muitas águas não poderiam apagar o amor, nem os rios afogá-lo.” (Ct 8:7.)